O objetivo deste BLOG é divulgar os textos produzidos por meus alunos do Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves e incentivá-los na produção dos mesmos, mas também servirá para a troca de ideias, divulgação de eventos do Colégio, de bons livros e filmes, enfim, para ser um espaço aberto a todos que tenham algo inteligente a dizer! Participe!
terça-feira, 30 de março de 2010
Elaboração de carta baseada num texto literário III:
Nossos alunos na Biblioteca II:
"O Auto da Compadecida" - Izabela (4001CN).
"Mitologias" - Jenifer Merlin (4001CN)
"A marca de uma lágrima" / "O escaravelho do diabo"/ "O menino do pijama listrado" (Jhon Boyne) - Jenifer Souza(4001CN)
"Estrela da vida inteira" (Manoel Bandeira)/ "Poemas" (Bocage) - Amanda (4001CN)
"O amor ensinado aos nossos filhos" / "Tempestade"/ "Destino:Transilvânia" (Regina Drumond) - Michael (4001CN)
"O Blog da Ricota" / "A marca de uma lágrima" / "O escaravelho do diabo" - Letícia (4001CN)
"Curso de Filosofia" (Antônio Rezende) - João Arthur (4001CN)
E você? O que vai nos indicar? Estamos aguardando a sua opinião!
sexta-feira, 26 de março de 2010
Escrita de carta baseada num texto literário:
Colheita Feliz, 02 de fevereiro de 2010.
Querida Teresa, boa tarde!
Um dia desses estava lembrando do nosso amor que era proibido por sua mãe, Sebastiana, e por seu pai, Raimundo. Graças a Deus eles permitiram o nosso namoro, mas, infelizmente, a obrigação me chama. Tu sabes que sou do Exército e também que houve um terremoto na Mini-Fazenda, pois bem, me convocaram para ajudar as vítimas do tal terremoto e terei que me afastar de você por algum tempo.
A minha partida será amanhã. O prefeito de Colheita Feliz fará uma homenagem a nós, soldados, na hora da partida. Espero te encontrar lá, será no Centro, junto com todos os animais.
Aproveito para pedir nesta carta que você cuide da minha fazenda com o mesmo carinho e amor que você tem por mim. Se isto acontecer, juro lhe dar algumas moedas verdes.
Minha Teresa, despeço-me de você. Por favor, não chore, pois, se Deus quiser voltarei bem.
Simão
TEXTO CRIADO PELOS ALUNOS: RAFAEL RIOS, RENAN FABRÍCIO E RENATA SANTOS (2002 FG).sábado, 20 de março de 2010
Nossos alunos na Biblioteca!
- Cristina da Silva (3001CN) - "Os Sertões" / "A tempestade".
- Marizélia Barbosa (3002CN) - "A marca de uma lágrima".
- Accácia dos Santos (3002CN) - "Estúdio de dança".
- Gabrielle Gomes (3002CN) - " Diário roubado".
- Dayane Merlin (3002CN) - "Éragon" / "O Senhor dos Anéis".
- Luiz Júnior (3002CN) - "Na corda bamba".
- Ana Paula Carvalho (3002CN) - "A luneta mágica".
quarta-feira, 17 de março de 2010
Criar uma narrativa a partir de uma frase:

sexta-feira, 12 de março de 2010
Criar um texto narrativo a partir de uma frase...
O SONHO
Em uma noite de lua cheia, Maria e João resolveram levar sua única filha Clarice, de apenas sete anos, para conhecer a noite e ver a lua.
O passeio estava ótimo, poderia se dizer que a noite estava perfeita, até que, de repente, surgiram umas quatro ou cinco bruxas do meio do mato e rapidamente pegaram Clarice do colo de sua mãe e a levaram para o Castelo do Medo, onde moravam cinco bruxas muito más.
O Castelo do Medo era um lugar em que nenhuma criança desejaria estar, mas lá já estavam , além de Clarice, outras crianças que também tinham sido tomadas de seus pais.
As bruxas tomavam um soro que as deixavam cada vez mais fortes e más. E adivinhem do que é feito esse soro: LÁGRIMAS DE CRIANÇAS!
Toda noite as crianças eram levadas até o quarto do medo, um lugar escuro e muito medonho. Ali, as bruxas faziam com que as crianças ficassem chorando por um bom tempo, até que recolhessem uma boa quantidade de lágrimas. Isso foi acontecendo por muitos e muitos anos. ..
Em uma dessas noites de recolhimento, uma criança lembrou-se de uma coisa boa que acontecia com ela em seu lar e deu uma gargalhada muito boa. No mesmo momento em que a criança sorriu, a máquina de recolhimento travou e assim as crianças perceberam que o riso não deixava a máquina funcionar!
Aí, todas as vezes que as crianças eram levadas até o quarto do medo, elas iam com muita alegria e sorrindo muito. Assim, as bruxas más viram que não havia mais jeito de fazer as crianças chorarem e resolveram levá-las de volta para casa.
Todas as crianças forma dormir e de repente, Clarice abriu os olhos e não conseguiu entender o que estava vendo: ela estava deitada em sua cama e viu que tudo não passava de um sonho.
TEXTO CRIADO PELA ALUNA: DANIELA OLIVEIRA DIAS COELHO - TURMA: 3001 CN
Elaboração de uma carta baseada num texto literário:
