Projeto do 3º Bimestre/2011!


O Realismo/Naturalismo
Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora ou idealizada da vida, como fizeram os românticos; desejaram mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.
Uma característica do romance realista é o seu poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao romantismo. Grandes escritores realistas descrevem o que está errado de forma natural, ou por meio de histórias como Machado de Assis. Se um autor desejasse criticar a postura de alguma entidade, não escreveria um soneto para tanto, porém escreveria histórias que envolvessem-na de forma a inserir nessas histórias o que eles julgam ser a entidade e como as pessoas reagem a ela.
Registre seu comentário sobre esse importante período da Literatura Brasileira:

10 comentários:

  1. Fernanda Nascimento nº 07
    turma: 2005

    Nesta época muitos escritores se entregavam tanto a escrever que muitos deles morreram novos e a maioria das mortes foram suicídio. E eles mostravam a forma que os personagens ficavam.

    ResponderExcluir
  2. Daiana Rosa , n°: 04 / turma: 2005'

    Na segunda metade do século XIX,a literatura rômantica entrou em declínio,juntos com seus ideias.Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano.Como caracteríticas desta fase,podemos citar: obejetivismo,linguagem popular, trama psicológica,valorização de personagens inspirados na realidade,uso de cenas cotidianas,crítica social,visão irônica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras : Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.

    ResponderExcluir
  3. "O Cortiço"

    No primeiro grande romance social brasileiro,
    Jerônimo é um bom de porrete;
    Firmo maneja a navalha;
    Rita Baiana ,
    Pombinha,
    o inútil Libório e as lavadeiras vão vivendo como podem no cortiço do João Romão.
    E Romão cada vez mais rico, olhando as janelas elegantes do sobrado do vizinho sonhando grandeza.
    só precisava resolver o que fazer da pobre Bertoleza."
    Bertoleza, "escrava sexual"/amante de Romão( que vai ficando cada vez mais rico,com a exploração de seus inquilinos e de sua amante escrava-eram dela os bens iniciais, e começa ascender socialmente a ponto de de almejar casar com a filha daquele que mais invejava), é uma das poucas personagens com dignidade que escolhe o seu melhor final.

    "Realismo/Naturalismo"
    O Realismo e o Naturalismo aqui se estabelecem com o aparecimento, em 1881, da obra realista Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e da naturalista O Mulato, de Aluísio de Azevedo, influenciados pelo escritor português Eça de Queirós, com as obras O Crime do Padre Amaro (1875) e Primo Basílio (1878). O movimento se estende até o início do século XX, quando Graça Aranha publica Canaã, fazendo surgir uma nova estética: o Pré-Modernismo.
    O romance naturalista, por sua vez, foi cultivado no Brasil por Aluísio Azevedo e Júlio Ribeiro. Aqui, Raul Pompéia também pode ser incluído, mas seu caso é muito particular, pois seu romance "O Ateneu" ora apresenta características naturalistas, ora realistas, ora impressionistas. A narrativa naturalista é marcada pela forte análise social, a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. Os títulos das obras naturalistas apresentam quase sempre a mesma preocupação: "O mulato", "O cortiço", "Casa de pensão", "O Ateneu".

    Aluna:Deisyellen Cordeiro de Oliveira
    Turma:2005 N°5

    ResponderExcluir
  4. O Realismo é contra o Romantismo,que era a amostra transparente dos sentimentos; já o realismo era a amostra de caráter,a crítica do homem contada ao ver de seus próprios olhos para contar o que houve de mau na sociedade.

    Aluna: Soraya Cristina
    Turma: 2002
    Manhã

    ResponderExcluir
  5. Naquela época,muitos escritores escreviam tanto q nem parecia que timha família,e com isso eles acabavam morrendo cedo,geralmente de suicídio, e eles que morriam acabavam virando hostórias de outros escritores que usavam a desgraça deles para mostrar seu trabalho.


    Aluno:Thiago da Silva
    Turma:2003 N°22

    ResponderExcluir
  6. Naquele período , eles passavam a metade de seu tempo escrevendo, e a maioria não enxergava a realidade, era um mundo de fantasia para eles , a mulher era como um ser divino , ninguém poderia toca-la.
    A maioria morria com esse pensamento... “Patético eu diria”

    Aluno: Victor Hugo Campos Nogueira
    Turma:2003

    ResponderExcluir
  7. O forte do realismo é a forma dos escritores mostrarem de forma real a situação q se esta passando e isso causa muitos choques na pessoa, ja no romantismo é uma coisa q a mulher é santa e q n poderia tocar nela e tal...
    O q me chama mais atençao é a época do naturalismo, os escritores colocavam muitas coisas apimentadas para o leitor

    Aluno: Carlos Alberto
    Turma: 2002

    ResponderExcluir
  8. O realismo/naturalismo retrata bem a vredadeira imagem das pessoas, sem esconder qualquer detalhe, e na verdade isso é o que mais importa mostrar as coisas como elas realmente são.

    Aluno:Bruno da Silva Fonseca
    Turma:2002 n:04

    Professora Marise a senhora mora no meu s2 Bjos

    a e ñ se esqueça d minha nota por favor
    kkkkkkkk,,, bricadeirinha

    ResponderExcluir
  9. O realismo/naturalismo revela as verdadeiras caracteriscas das pessoas, e demonstram o sentimento de uma forma real e não mascara as pessoas com imagens inesistentes, como no caso do romantismo que só nos mostram coisas que parecem ser perfeitas.

    Aluno:Geverson Luiz
    Turma:2002 n:10

    ResponderExcluir
  10. o realismo e naturalismo,nada mais é do que o literatura nua e crua a vida retratada como ela é.
    diferente do romantismo onde tudo se retrata como belo e formoso.

    aluno:PHILLIPE JONATHAN T:2005

    ResponderExcluir