segunda-feira, 12 de abril de 2010

CRIAÇÃO DE CARTA A PARTIR DE TEXTO LITERÁRIO:



Portugal, 22 de abril de 1869.
Prezado Simão,
Preciso lhe informar que Teresa está bem, que nós iremos tentar mudar esta situação.
Fiquei sabendo de sua história, estou muito impressionado com o amor de vocês e uma história como essa não pode terminar com um final triste.
Tenho vários amigos que podem investigar o que a família dela tramou contra você.Se nós conseguirmos provar o contrário, a justiça irá condená-los e Teresa poderá se casar com você , pois não terá ninguém para impedi-los.
Começaremos a investigação agora mesmo e pode ter certeza que conseguiremos mostrar para todos que o crime que armaram para você foi todo inventado pela família dela.
Simão, tenho certeza que você será libertado e Teresa também se juntará a você.
O amor de vocês terá um final feliz, aguarde.
Diego Eduardo.
CRIADO PELOS ALUNOS: Diego Paes Leme e Eduardo Souza (2001 FG)

Narrativa a partir de uma frase:

A FESTA DOS SONHOS

Em uma pequena cidade havia uma linda menina que se chamava Clara. Ela sempre sonhou em ter uma festa em seu aniversário, mas sua família era muito pobre e não tinha condições.
Ela tinha uma amiga que fazia aniversário junto com ela, suas festas eram cada vez melhores a cada ano. Clara comemorava com essa amiga que se chamava Amanda.
A mãe de Clara era costureira e tinha feito um bom trabalho para uma senhora rica que estava visitando a cidade. Com o dinheiro que recebeu, decidiu fazer uma festinha surpresa para a filha.
Então ela ligou para as amigas da filha e avisou que quando terminasse a festa de Amanda, trouxessem Clara para casa. Ela chegou e sua mãe pediu para que ela fechasse os olhos e entrasse.
Clara abriu os olhos e não conseguiu entender o que estava vendo: não sabia se sorria ou se chorava. Todos cantaram parabéns.
Sua mãe emocionada pediu desculpas e disse que a menina merecia uma festa melhor. Ela agradeceu e disse que seu sonho tinha acabado de se realizar, que a melhor festa não é feita só com o dinheiro, mas com amor.
CRIADO PELA ALUNA: THAYANE RODRIGUES CHAGAS. ( 3002CN)

Narrativa criada a partir de uma frase:

A AMIZADE
(Para Lu)
Quando estamos passando um período triste de nossa vida, aí sim conhecemos o nosso verdadeiro amigo, é quando percebemos toda a profundidade do sentimento que liga duas pessoas.
Em momentos difíceis é que vem a vontade de possuir um ombro amigo para chorar e eu percebi toda a amizade que você demonstrou no momento triste da perda do meu filho.
Acredito que o mundo poderia ser muito melhor se todos devotassem aos seus amigos o mesmo afeto que eu recebi de você.
Quero agradecer a manifestação de carinho e atenção que veio de você. Os gestos pequenos e simples de solidariedade teriam seus efeitos ampliados e poderiam servir de exemplo a toda a humanidade.
Somos simples mortais e não detemos o menor poder para melhorar o mundo, mas agindo com inteligência, seríamos capazes de contaminar os corações de toda a humanidade com esse belo sentimento.
Abri os olhos e não consegui entender o que estava vendo... assim, um sonho se transforma em objetivo, a partir do momento em que você estabelece uma data para realizá-lo.
CRIADO PELA ALUNA: ACCÁCIA FARIA DOS SANTOS (3002 CN)